terça-feira, 15 de setembro de 2009

Primeiro aniversário




E eis que o blog completa um ano. Comemoro comendo bolo e lembrando três campeões de audiência:

Ouro Preto – 4 de junho, 2009 – 26 comentários

O texto deve ter mexido com as lembranças de quem foi na viagem (de fato, ninguém permanece indiferente a Ouro Preto). Além disso, falar sobre essa viagem mexe com a minha memória, com camadas espessas de memória que eu vou depositando naquela cidade a cada ano. Talvez daí o recorde de comentários: desde há muito percebi que quanto mais o texto desvenda algo essencialmente “meu”, mais ele tem leitores ou provoca comentários (de fato, os muitos textos que escrevo pensando a cidade tem uma média de leitura muito inferior; minhas ambiciosas resenhas cinematográficas então, quase passam desapercebidas). Desde o nascimento do blog, tento fugir do confessional, mas lentamente descubro que o texto ideal é aquele que parte do comentário sobre o fato corriqueiro para em seguida tentar desvendar algo do mundo.

Lazare Ponticelli – 16 de setembro, 2008 – 23 comentários

O obituário de Ponticelli, último soldado francês sobrevivente da Primeira Guerra Mundial. O texto saiu em The Economist, simplesmente traduzi e divulguei, após leitura em aula. Muito mais que um mero obituário, o texto fala de memória e talvez tenha sido a razão de sua aceitação. Mas confesso que me surpreendi com o sucesso do texto, e me impressiona mais ainda os 15 comentários em três dias, recorde total.

Che cossé l’amor – 31 de agosto, 2009 – 22 comentários

Escrito meio apressadamente, para dar conta de um tema que estava sempre à espreita e que era pedido por alguns. De propósito, deixei de lado a única visão do que talvez possa ser chamado de amor de fato: o amor unilateral, que não espera retorno, o amor incondicional, o amor de mãe por exemplo. A ironia foi deixar uma pista na trilha sonora: a divertida música de Pio Leyva – cubano das antigas – “Amor verdadero”, que conta a história de um desgraçado que foi abandonado por tudo e por todos, exceto pela mãe. Mas os leitores se apressaram em me apontar essa visão de amor, seja pessoalmente, seja em comentários. Por exemplo, na bela citação de Vieira (que eu não conhecia), mandada pela Mari:

Ora, vede, definindo S. Bernardo o Amor fino, diz assim: 'Amor non querit causam, nec fructum'; o Amor fino não busca causa nem fruto. Se amo porque me amam, tem o amor causa; Se amo para que me amem, tem fruto: o Amor fino não há de ter por quê nem para quê. Se amo porque me amam, é obrigação, faço o que devo; Se amo para que me amem, é negociação, busco o que desejo. Pois como há de amar o amor para ser fino? 'Amo, qui amo, como ut amem': Amo porque amo e amo para amar. Quem ama porque o amam é agradecido; Quem ama para que o amem é interesseiro; Quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, esse só é fino.
.
Também deixei de lado uma referência básica, O banquete, e a única pessoa que de alguma forma intuiu a opinião de Platão sobre amor foi certa comentarista anônima ("Ana") que, apesar de uma parca educação (e de uma contradição de termos) sugeriu que o discurso sobre amor jamais poderia ter um sujeito enunciante.

Seja como for, agradeço aos que acompanham o blog e espero que todos tenham tido, enquanto liam, ao menos metade da diversão que eu tive enquanto escrevia. Abraços e feliz aniversário !

12 comentários:

Analu Morel disse...

Olá professor,
Dias atrás descobri o teu blog e, mesmo sem ter tido tempo suficiente para debulhar todo o conteúdo, gostei muito dos teus escritos.

Devo confessar que fui inspirada a buscar a tal “faísca”. rsrsrs

Anônimo disse...

Professor, parabéns por um ano de blog! Eu me arrependo muito de ter perdido o endereço dele no início do ano e encontrado só há dois meses, creio que perdi muito.

Mas, sem dúvida, o senhor tem o dom de transformar seus textos na fagulha inicial de um Alegre Colóquio.

E eu busquei ouvri esses dias a trilha sonora atual e gostaria de complementá-la com 'L'Hymme à l'amour' da Edith Piaf, que trata o amor intensamente em tom melancólico.

Bons Colóquios.

Lina Takeuti disse...

Nossa, um ano de historias e experiências divertidas. Quem me dera ter descoberto esse blog antes! Fico aguardando as suas notificações de atualização para vir ler e confesso que nunca comento pois pra mim, as suas palavras bastam! Obrigada por blogar durante tanto tempo e que tenha muitos anos de vida! Feliz aniversario!

Mari disse...

Haha esqueci só o detalhe do e-mail! Desculpe!
mariana.florio@hotmail.com

Parabéns pelo primeiro ano do blog, isso é demais! E é fato, ir a Ouro Preto é uma experiência única. Gostaria de ir para a Europa, no começo do ano, com o anglo... mas acho que por ser ex aluna eu não tenho essa permissão. Pena =/

Beijos

Unknown disse...

Que honra me tornar referência no seu blog! E que citação acadêmica pelo comentário estúpido que eu fiz!
Aliás, me desculpe pela "parca educação", meu comentário soou pior do que eu pretendia.
Fora isto parabéns pelo blog, tem posts bem interessantes.
"Ana"

Suma disse...

Pode apostar que eu me diverti muito lendo seu blog Gian! Ainda que eu nem sempre comente, seus posts sempre me interessam muito e sempre acrescentam algo ou levantam temas sobre os quais eu não pensaria! Parabéns e espero que você continue escrevendo!

Pedro Gallo disse...

Parabéns!
Nossa, nem parece que já faz um ano. Gian, leio seu blog desde o início, no ano passado, quando eu já fazia Anglo, e sempre que entro na internet dou uma passada aqui pra ver se tem algo novo. Dos textos campeões de audiência, e do blog em geral, o que mais gostei foi o obituário. Isso porque a visão que o soldado nos passa sobre o que é a guerra é, para mim, o completo oposto do que vejo nas aulas de história. Nas aulas vejo as campanhas e os combates como um jogo de estratégia, por mais que se falem de 4mi de alemães e franceses mortos. Contudo, quando um homem que viveu isso te detalha sobre o que não se pode ver nos mapas, não tem como não se sentir tocado.

Comentei aqui apenas uma outra vez, não lembro em qual texto, mas li todos. Sou um dos "leitores anônimos". Agora voltando ao assunto do aniverssário, acho que talvez aqui já tenha se iniciado mais uma tradição, assim como Ouro Preto.

Boa sorte e bons colóquios.

Pico-pico (ou Pedro Gallo, como preferir)

ps- Gostei muito também do texto sobre os "kapos" e sobre o nazismo, este do ano passado.

Bruninha disse...

Gian ... querido!
Parabéns pelo blog , parabéns pela sensibilidade , parabéns pelo poder que você tem com as palavras!!!
A cada `post` você me surpreende com reflexões q eu mesma faço e nem imginava que poderia fazer!!
Seu blog é cativante ... e sempre passo aqui para ler o que vc escreve!!! Acabei lendo o texto do soldado da primeira guerra e surpreendente ver a guerra a partir dos olhos de um combatente.... me impressionei ao saber que seus familiares fizeram parte dessa historia .... qdo vc escreve esses desabafos torna a historia mais proxima de nós!!!
.... Parabéns e bons colóquios!!!

Rebecca disse...

Ebaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!! Espero que venham muitos mais!!!!

Parabéns a você, Gian!

Obrigada!!

Beijos

Sentir disse...

Gian,
Adorei ter esperado por cada post.
A espera faz parte da leitura e depois seu conteúdo passa a ser parte integrante da gente, inevitavelmente. E o que produzimos, a partir de entào, é uma produção coletiva...a voz dos "nós".

Parabéns.

Mariana Teresa disse...

Engraçado você colocar os campeões de audiência... Os menos comentados talvez me foram mais válidos justamente por colocarem algo novo que ainda não tinha argumentos para comentar. Os poucos comentados não são os que menos repercutiram, essa é a graça de ter um blog, nunca se sabe o que acontece do outro lado da tela!

Espero pelos próximos aniversários (e poder perceber as mudanças que aconteceram com você, pelos textos, e em mim, pelos comentários).
Parabéns!

Unknown disse...

Gianzinho!!!
Amei ter tido a oportunidade de acessar ao blog toda semana pra ver se tinha alguma novidade!
E desejo muito que ainda terei essa oportunidade por muito tempo ainda!
Agradeço por ter me proporcionado essa sensação inexplicável, a cada texto lido!
Parabéns e um feliz aniversário ao blog!
beijosss