Há uma cena no filme “O que mais
desejo” (Kiseki, 2011) em que o
personagem principal, um menino de 12 anos, entra no ônibus e pensa. Dizem lá os
especialistas que por volta dessa idade nos tornamos
capazes do pensamento abstrato e, no filme, o jovem Koichi, em meio a uma
sucessão de acontecimentos que afetam a sua vida, simplesmente parou para
pensar. A câmera do diretor Kore Eda registrou esse momento em uma cena
simples, porém densa.
Chama atenção que nesse
momento o menino está voltando da escola, e eu me pergunto se esse não é um dos
momentos mais importantes na vida de alguém: ir e voltar da escola,
principalmente nos seus primeiros anos. Ir de casa para a escola significa
passar da esfera dos afetos domésticos para a da sociabilidade pública, e nunca
é demais lembrar que a escola é o primeiro momento em que nos encontramos por
conta própria, quando nem pai nem mãe podem nos resgatar de alguma situação. É o
momento em que se começa a avaliar as coisas, a pensar nas consequências.
Me agrada pensar que o caminho da
escola é longo, que deve ser feito e pé ou em transporte público, portanto que
demandam um tempo que só pode ser preenchido pelo pensamento. Nesse sentido, ir
de carro para a escola me parece um crime: significa ser despejado de uma
esfera em outra subitamente, significa sentar em um banco de trás e fazer
qualquer coisa para “passar o tempo”, significa suspender o pensamento e tornar indiferente a passagem do privado para o público. Me pergunto se ir a pé ou em transporte
público para a para a escola não é a parte mais importante do dia escolar, seja
sozinho, imerso em seus pensamentos, seja com alguém, com os pais, conversando,
trocando ideias.
Com 12 anos de idade meus pais me
informaram que eu já era grande suficiente para ir e voltar para a escola por conta própria, um percurso de pouco mais de um quilômetro a ser feito a pé em um
bairro residencial e que eu faria nos próximos sete anos. Além de estar a sós
com meus pensamentos, passei a conhecer detalhadamente o caminho e comecei a ter
com a cidade e seus habitantes uma outra relação. Foi quando comecei a enfrentar
o frio da manhã e o calor do meio dia, a densa cerração do inverno e as chuvas
frias do outono. Foi quando vi a geada de 1979, que cobriu a cidade de branco, um
fenômeno que jamais se repetiu. Foi quando a cidade passou por uma daquelas épocas de
seca e, bem cedo pela manhã, cruzei na rua vazia com um senhor de idade
indefinida, pele curtida de sol e com uma perna de pau, que muito me
impressionou. Com forte sotaque nordestino ele cantava bem alto uma canção
cheia de nostalgia, cujo refrão dizia “Tomara que chovaaaa.../ Dez dias sem paraaaaar..”.
Foi em uma dessas primeiras
caminhadas, voltando para casa, que lembrei da aula de Biologia recém encerrada, quando o professor falou que as plantas são seres vivos. Isso me fez pensar ,
talvez pela primeira vez na vida, em que
é a vida. Sabendo ser, sem dúvida, diferente de uma planta, realizei o
momento cartesiano de perceber em mim uma consciência pensante, capaz de tomar
conhecimento de si própria. O que me fez pensar nas possíveis ilusões a que
essa percepção estaria sujeita. Na época, é claro, eu não tinha ferramenta conceitual
alguma: pude pensar livremente, explorar as ideias sem amarra conceitual
alguma, despreocupado de qualquer lógica que não fosse a do bom senso, e com a
liberdade compensando (em muito) uma eventual falta de rigor. Aos doze anos,
caminhando de volta para casa, fui filósofo pela primeira e única vez na vida.
5 comentários:
Que lindo texto!!
Seu texto me recordou da minha infância, quando eu também ia e voltava a pé para a escola. Depois de uma aula de História, sobre o nazismo, onde assistimos um documentário sobre os sobreviventes do holocausto, me recordo de voltar para casa pensando "como isso pôde acontecer? ainda bem que hoje em dia ninguém mais pensa assim..." Doce ilusão!
Lindo texto. Gostei de entrar aqui, por acaso, e ver que ainda atualiza o blog! (Pelo menos o texto é desse ano!)
Voltarei mais vezes.
Como afirmar que somos filósofos de fato, Sr. Gianpaolo ?
Talvez não há uma resposta concreta de fato.
Mas, podemos analisar na circunstância de poder andar e ser rodeado de pensamentos. Rodeado.
Que pensamentos ?
Que pensamentos são esses que nos causam uma certa emoção ?
É nessa parte do dia, que nos damos conta da consciência da própria consciência ?
Me lembra o artigo 1 da questão 87, na Suma lógica de Tomás de Aquino: a alma intelectiva conhece a si mesma por sua essência ?
Se não houvesse consciência, se não houvesse interrogação, não haveria algo como a intuição da ausência...
"Mas cada uma das condutas humanas, sendo conduta do homem no mundo, pode nos revelar ao mesmo todo o homem, o mundo e a relação que os une, desde que as encaremos como realidades apreensiveis, não como inclinações subjetivas que só podem ser compreendidas pela reflexão."
Enfim, Gianpaolo, belo texto.
Obrigado pelas observações, Maria. No fundo fico feliz em saber que esse blog ainda é lido e faz sentido. Abraços !
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