quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sob efeito hipnótico




Não resisti, comprei o quadro. Agora passarei os próximos dias sob efeito hipnótico das cores e formas que terei diante de mim. Ficarei paralisado, cada vez que sentar no sofá em pleno deleite solitário, e ouvirei o fantasma de Michelangelo cochichar no meu ouvido que a obra de arte pede a solidão para produzi-la ou contemplá-la. Pensarei obsessivamente no significado de ter uma obra de arte para mim e só para mim, para ninguém mais. Mas saberei que o artista que agora financio – tornei-me um mecenas ? – permanece engajado na sua arte, e sua arte é de rua. O preço que paguei pelo meu prazer pessoal libertará o artista para que ele permaneça produzindo para as pessoas, tendo a cidade como suporte.

Saberei que tenho sobre a brancura imaculada da parede de casa um quadro com imagens que pertencem à rua. Terei convidados para o jantar sentados diante da inscrição “PIXELTOSCO” em azul vibrante, e saberei que a maior parte deles jamais conseguirá ler essas palavras, escritas com a grafia mais tortuosa dos muros de São Paulo. Ficarei dias pensando em como aquela superposição alucinada de inscrições em uma tela de 200 x 150 cm resultou em uma beleza plástica impressionante.

Sim, terei que viver com a lembrança vergonhosa de que, ao saber do preço, eu pedi um desconto na obra de arte. Mas tanto faz, a compra foi feita, resta apenas aguardar a entrega. E hoje, uma quinta-feira em que chove mais que a Lisboa de Bernardo Soares e a Los Angeles de Blade Runner, a galeria diz que fará a entrega da tela, a partir das 14h. Curiosamente - máximo da coincidência - no mesmo dia e horário em que a loja de material de construção prometeu entregar minha privada nova.

Toca o interfone: subitamente, vivo um momento Duchamp.


16 comentários:

Unknown disse...

Li o twitter, e imediatamente pensei..isso tem que estar num blog. Vim checar, e, claro, o momento Duchamp estava descrito no ultimo post, bacana a experiencia, e espero que a tela traga tanta satisfacao quanto a outra entrega :)

Bruno disse...

quem eh o autor gian?

Emy disse...

Esse quadro estah criptografado? Praticamente hieroglifos...

Camilla Wootton Villela disse...

Poxa vida, só de pensar na casa de esquina da rua de cima, com um muro gigante, de azul vibrante, com grafites maravilhosos e coloridos, que surpreendeu-me sábado, na ida para o cursinho, com uma lata de tinta branca no chão e uma generosa camada cândida sobre aquela arte. O que antes me fazia bem ver, agora não passa de um muro branco. Tava escuro, mas deu para ver uma faixa na porta da casa com as seguintes letras vermelhas: breve instituto de beleza.
Lembrei de você, Gian.
Gosto muito do seu blog e fico mais feliz ainda por ter aula de História com o autor dele :)

Um beijo,

Anna disse...

Mesmo depois do passeio no Beco, não pensava que você gostava de arte de rua Gian.. Posso dizer que foi uma surpresa! As vezes penso que o grafiteiro é o ultimo dos tipos de artistas a esperar um "mecenas" para ele, fazendo arte que sabe que será apagada em algumas semanas (com a lata branca de tinta tão conhecida em São Paulo).
Uma belíssima aquisição Gian!!

Iris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yas =) disse...

Gian! Parabéns!
Não tinha visto a tela ainda e confesso que fiquei com uma raivazinha de não ter saido dos meus aposentos no frio serrano(as pilhas de livros do anglo sempre me sugam...hauahau) para contemplá-la junto ao seu autor.
beijo,
Yasmin =)

Sentir disse...

Duchamp....sensacional....

Gian disse...

Bruno: o autor é Tony de Marco, se não me engano é aquele das fotos de outdoors vazios.

Emy: são camadas e camadas de "pixo", daí o efeito hieroglífico.

Camilla: o mais irônico é que era um "instituto de beleza". Começou bem...

Yasmin: do seu frio serrano vc olha plea janela e vê nosso querido Zezão, em meio a surtos critivos. Bom, espero que vá na próxima visitinha.

Fábio C. disse...

Quando vi este quadro na galeria e folheei os passos realizados para se chegar a tamanha obra de arte, achei que o valor pedido estava aquém do valor imanente (acho que nem o autor da obra sabe quanto vale). Pretendo retornar à galeria no futuro, porém com dinheiro suficiente para comprar alguma obra. Boa hipnose professor!

Rodrigo disse...

http://www.flickr.com/photos/tonydemarco/sets/72157616273392980

Renata M. disse...

Gigi!

Amei a tela! Vc fica um tempão olhando pq realmente parece ter algo para se decifrar ali. Mto bom!

Beijos!

Roberta disse...

Gi, voltando aqui à sua tela, quase não vejo o "meu" ego, ahhhhhhhhhhh! Só vejo um pedaço do "g" (sem trocadilhos, seu mal-acostumado! hehehehe!).

A doog disse...

Sensacional! Depois de ouvir/analizar toda a emoção da música de Jimi Hendrix na última aula antes das férias, entro no seu blog e encontro nada mais nada menos do que uma outra forma de manifestação do sentimento através da arte!
Excelente tela! Transmite muito bem o dia-a-dia de São Paulo.

Unknown disse...

Hmmmmmmmmmm...
psicodélico.
curioso..
intrigante...
(crente q eu entendo alguma coisa neh husasehsu)
e em branco? oq esta escrito janjo? Iéltsin?? huaseshuhuaase

Gian disse...

Para quem se interessou pela tela, veja o link mandado pelo Rodrigo, imperdível:

www.flickr.com/photos/tonydemarco/sets/72157616273392980

Paola, em branco há uma inscrição em alfabeto micênico, absolutamente indecifrável. Dá uma olhada no link acima.