quarta-feira, 3 de março de 2010

Hey, apple !


Para quem não a conhece, trata-se da Annoying Orange, uma laranja tremendamente chata que vive perturbando os outros, quase sempre a partir da mesa ou bancada de cozinha onde vive. Em seus vídeos a Annoying Orange inferniza a vida de: uma maçã (Apple, sua vítima preferida, que a Annoying Orange busca sempre reencontrar), uma abóbora, uma pera, um tomate, um maracujá, um grapefruit, uma berinjela, duas bananas, um limão e outras laranjas; mas também do Papai Noel, de uma bola de futebol americano, outra de soccer, de um iPhone (que a laranja confunde com uma maçã – “Hahahaha, get it ? An Apple !” - diria a Annoying Orange), um Blackberry e do Jigsaw (o vilão da série de filmes “Jogos Mortais”).

Seus vídeos curtos (apenas dez, até agora) podem ser vistos em http://bit.ly/8Raq3y , e eu lembro da primeira vez que li uma referência à respeito, meio por acaso, ano passado, no Twitter. Desde então, tornei-me cada vez mais um fã da série e fui lentamente desvendando a personagem. Descobri que sua chatice reflete uma alma trágica, que vive em busca de companhia e, sobretudo, de aceitação.

A Annoying Orange é um personagem trágico por ser tremendamente solitário e infeliz na sua solidão. De fato, a Annoying Orange contempla a vida de uma posição absolutamente passiva, fruto de sua incapacidade de movimento e de suas sérias deficiências físicas: não tem braços nem pernas, sequer possui um nariz. Porém, essas deficiências jamais são vistas como obstáculos ou limitações, pelo contrário. A Annoying Orange passa o tempo todo exibindo suas proezas físicas, por mais que estas se limitem a coisas como: mover freneticamente a língua (fazendo ruídos), arrotar, cuspir sementes, cuspir suco de laranja, soprar bolhas de cuspe e tentar encostar a língua no nariz (mesmo não tendo nariz). Mas o que mais alegra a Annoying Orange é cantar e, sobretudo, contar piadas, sendo para isso necessário uma audiência que ela aguarda ansiosamente.

A ausência de companhia esvazia sua vida. “I’m bored” é seu comentário habitual nessas horas, “bored, bored, bored”. A chegada de outras frutas ou objetos é capaz de transfigurar a Annoying Orange, que imediantamente abre um imenso sorriso e começa a conversar. Na verdade, a Annoying Orange dispara uma série aparentemente interminável de piadas, que expressam um uso muito criativo da língua, multiplicando os jogos de palavra, expressões de duplo sentido e denominações originais. Assim, para a criatividade infinita da Annoying Orange um tomate torna-se um toe-may-toe, uma abóbora (pumpkin) torna-se plumpkin, Santa Claus torna-se Sandy Claus (após confessar que gosta de praia) e uma grande berinjela roxa torna-se ninguém menos do que o dinossauro Barney. Muitas vezes, é verdade, seu humor beira a escatologia. Seja como for, nada inibe a Annoying Orange em sua busca de contato “humano”.

Em seu caminho, a Annoying Orange encontra a maçã, Apple, por quem ela nutre um grande afeto. De fato, em diversos episódios a Annoying Orange imagina ter reencontrado sua querida Apple, o que sempre lhe causa muita alegria. A solidão faz com que a Annoying Orange busque desesperadamente alguém, como a abóbora (que ela confunde com uma grande laranja, “um irmão mais velho”). Isso para não falar do maracujá, fêmea, que visivelmente seduz a Annoying Orange.

Infelizmente, as frutas que passam pelo caminho da Annoying Orange costumam ter um fim miserável: quase sempre são “mortas” a golpes de faca manipulada por um humano, de quem só vemos o braço. E aqui começo a explicar porque a Annoying Orange tanto me encanta.

A morte das frutas a golpes de faca quase sempre ocorre após um momento de desabafo, em que elas reclamam da chatice da Annoying Orange e pedem desesperadamente que as deixe em paz. Assim, no primeiro episódio, a Apple dá uma bronca imensa na Annoying Orange e pede que ela se cale: “I can’t even hear myself thinking ! - segue-se o golpe de faca, matando a maçã. No segundo episódio, a abóbora também pede que a Annoying Orange se cale, destruindo suas ilusões ao dizer, quase gritando “I’m not your brother!” - segue-se a faca, matando a abóbora. No quinto episódio, a Annoying Orange encontra outra laranja, tremendamente arrogante, que diz, “I tell the best jokes in the world!” - segue-se o golpe de faca matando a laranja arrogante, e assim por diante.

Chama atenção que, em todos os casos: 1) a Annoying Orange anuncia o golpe friamente, dizendo: knife; 2) suas mortes sempre ocorrem após uma demonstração de arrogância ou de recriminações feitas ao comportamento da Annoying Orange. Oras, certa ocasião, revendo um dos vídeos pela centésima vez, me ocorreu que antes de cada morte a Annoying Orange talvez não diga knife, mas naive. Isso aponta para a possibilidade de a Annoying Orange ter um olhar tremendamente crítico sobre as outras pessoas, ou melhor, frutas. Sempre que uma delas exibe um comportamento arrogante ou tenta ensinar modos e dar uma lição de moral, a Annoying Orange friamente percebe como elas são bobas, inocentes, dizendo, naive. É como se ela dissesse: “De que adianta tudo isso ? Para que essa pose toda, vamos todos morrer um dia ! Vc fica aí fazendo pose e mal sabe que uma faca vai despencar sobre sua cabeça a qualquer momento".

A Annoying Orange lembra que, como as demais frutas, talvez não devessemos nos levar assim tão á sério.

8 comentários:

Roberta disse...

"I´m bored!" Imita a laranja, Gi?!?

Will disse...

Nao acho q o autor tenha pensado tao profundamente assim. Eu tb nao analisei tudo isso, apenas comecei a ver faz um tempo e achava graça por ser algo bem estupido, piadinhas simples, mas eficazes.
Eu adoro piadinhas bobas, tipo: "Sabe a historia do pintinho q era muito serio e nunca dava risada? Um dia ele tava andando, caiu num buraco e rachou o bico. Entendeu? RACHOU O BICO. Hey apple!!" =D
A q vc atribui o sucesso da laranjinha?

Anônimo disse...

Oi Gian! Descobri por acaso seu blog, hoje! Li vários tópicos, gostei bastante! Continue sempre com o blog, acho um canal de comunicação muito inteligente com seus alunos e também com outras pessoas, alem de ser um cantinho para expressar um pouco mais a fundo as próprias idéias!

Bom, sobre o post de hoje, fiquei muito surpresa com suas avaliações. Só assisti dois episódios da Annoying Orange e não suportei. Não gosto do humor que a laranja provoca ao ‘incomodar’ seus colegas... não suporto a idéia de se fazer piada ou graça com o incomodo dos outros.
Mas eu deveria ter assistido mais vezes e me proposto a tentar interpretar melhor o comportamento dela, ao invés de só critica-la por uma primeira visão.
Achei bem valido as suas interpretações sobre as motivações e o comportamento da fruta, foi bem desenvolvida uma lógica em torno do comportamento da laranja e das razoes para o humor. Não acredito que os produtores desse ‘micro-seriado’ se preocuparam em dar esse significado, e porque não, conotação critica nos episódios... Acho que deve ter sido algo espontâneo, quem sabe reflexo dos sentimentos e/ou experiências do próprio criador. Mas ainda assim, muito bacana!

Vou assistir mais Annoying Orange, com um novo olhar!
Beijos!

annapark disse...

hauhau .. que brisa louca gian!
aii eu odeiioo essa annoying orange!
nem sabia que tinha vários vídeos disso
mas irrita muito ...... nem depois da sua análise profunda eu gostei mais dela. na vdd nem sei de onde vc tirou tanta coisa pra analisar .. huaha..

Gian disse...

R: Lalalalalalala...

W: acho que a AO é um sucesso porque ela é muito engraçada, só isso. E talvez porque as pessoas intuam essa minha interpretação: a AO ensina a ser mais leves.

K: obrigado por prestigiar o blog, vou lá fuçar o seu também.

A: pois saiba que descobri a AO no seu Twitter !!!

Unknown disse...

rsrs... beijo, Annoying Gian!

Unknown disse...

Eu nao tinha notado que a laranja sente solidão.. e gostei da interpretação de que nao devemos levar a vida tão à serio.. (exceto os vestibulandos...) hahah Abraço

Unknown disse...

De onde vc tira td isso? Hahaha
Gosto dela. Ainda que encha o saco, a vida da gente precisa de pessoas como nossa O., ou viveríamos reclamando de tudo.

É ou não é melhor se aproveitar da vida, ao invés de lamentar a ausência de um nariz, de pernas, de braços,de umbigo,de um ...???


Achei bacana, filhão. Pelo menos nesse post vc não fala que PAPAI NOEL É SATÃ !! haushaushau