segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Luz e sombra



Luz

Adoro as decorações de Natal, as luzes fazem-me rir. Quase sempre, nos condomínios, a iluminação de Natal é de um mau gosto assombroso. O roteiro é quase sempre o mesmo: o síndico libera uma verba, manda um funcionário comprar alguns rolos de luzinhas feitas na China e orienta-o vagamente sobre como e onde instalar as luzes. O funcionário, mal remunerado e desanimado, não raro recém chegado de um distante rincão da pátria amada idolatrada salve-salve, tem lá suas idéias. E aí começam as tragédias.

Na hora da compra, ninguém percebeu uma sutil diferença: dois dos rolos de luzinhas coloridas são de um tipo e três rolos são de outro tipo. Resultado, quando a instalação fica pronta, uma parte pisca e outra não. Depois de alguns anos, algumas luzes já queimaram, outras não, a a instalação vai ficando cada vez mais assimétrica, torta, sem sentido

Ou então: a verba para as luzinhas não foi suficiente, algumas árvores serão totalmente cobertas de luz, enquanto outras só terão um metro de tronco iluminado. Ou ainda (uma das minhas decorações preferidas): as luzes comprados são do estilo “mangueira”, e a árvore enfeitada parece subitamente estar sendo estrangulada por uma cobra (veja a imagem). Nesse sentido, ao invés da remissão ao nascimento de Cristo, a iluminação faz referência à iconografia cristã da Queda: uma serpente envolve a árvore do fruto proibido, Adão e Eva acabaram de ser expulsos do Éden.

Gosto muito também daqueles condomínios que se omitem, e o resultado é cada apartamento instalando uma luz diferente em suas janelas ou sacadas. Algumas coloridas outras não, algumas piscando outras queimadas. Também gosto quando o inspirado morador compra dezenas de metros de luzes e faz seu próprio desenho na janela, com um resultado ininteligível: aquilo que vejo piscando no prédio em frente é um Papai Noel sorridente ou os sargentos Yegorov e Kantariya hasteando a bandeira soviética no Reichstag em 1945 ?

Sim, também temos as luzes de Natal na avenida Paulista, que trafegam entre o bom gosto e o novo-riquismo kitsch. Mas nada se compara às verdadeiras luzes de Natal dos automóveis parados na avenida, à noite, com famílias inteiras “passeando de carro”, um hábito paulistano que eu imaginava abolido desde o século passado.

Sombra

Santa is how satan spells his name when he wants to trick us, diz a sabedoria anglo-saxônica. Palavras que devem ser levadas a sério se lembrarmos que a figura do bom velhinho nasceu de uma adaptação norte-americana da lenda do santo grego São Nicolau. Dizem que foi em 1822 que um professor de literatura grega em Nova York, um certo mr. Moore, escreveu um poema para seus filhos, adaptando a lenda do santo, famoso por deixar sacos de moedas na chaminé da casa de pessoas que se encontravam em dificuldades financeiras. No poema de Moore, Nicolau virou uma bondoso e sorridente velhinho, que saía do pólo norte em um trenó puxado por renas e distribuía presentes para crianças no Natal.

A história toda tem um ar nórdico, germânico ou escandinavo, ainda mais se lembrarmos que o Natal no dia 25 de dezembro foi uma invenção da Igreja em seus primórdios, e que pretendia adaptar suas cerimônias aos costumes bárbaros. Assim, a celebração do nascimento de Cristo - cujo dia exato ninguém tem a mais vaga idéia de quando foi - passou a ser comemorada durante o solstício de inverno, tradicional cerimônia religiosa germânica.

Há outra tradição nórdica na jogada: desde há muito a Finlândia se orgulha de ser a casa oficial do bom velhinho, que viveria no norte do país, na Lapônia, já bem dentro do Círculo Polar Ártico. Até hoje o correio da Finlândia se dá ao trabalho de responder todas as cartas endereçadas a Santa Claus / FIN-96930 Arctic Circle / Rovaniemi - Finlândia . Tente escrever uma cartinha, ainda há tempo, veja o que acontece.

A preocupação em traçar as origens nórdicas do personagem reflete uma tentativa de entendê-lo melhor. Deixo de lado o nome “Papai Noel” e me detenho em “Santa Claus”. O jogo de palavras santa/satan torna-se mais instigante quando lembramos que, no inglês, Old Nick é um apelido usado normalmente como referência ao demônio, e Claus, lembramos, vem de Nicolau. A cor vermelha ligada a ambos pode ser mera coincidência, mas a identificação tanto do demônio quanto do bom velhinho com as chamas – lembre-se que o local de chegada do Papai Noel é a lareira – nos faz pensar que talvez não seja tanta coincidência assim. E o golpe de misericórdia que faz com que deixemos de lado de uma vez por todas as nossas ilusões infantis: a atuação do demônio e do Papai Noel tem o mesmo fundamento ético. Pois trata-se de punir quem não tem um bom comportamento.
.
Feliz Natal, se puder.

14 comentários:

Gabriel disse...

"MUAHAHAHAHA" Bem, a imagem do papai noel realmente lembra uma figura nórdica: a barba densa, a estatura, a associação com o gelo. Pouco surpeenderia se ele matasse Trolls com seu saco cheio de presentes pesados. Agora, acredito que, se o tal de mr. Moore pudesse ver o impacto da sua criação no mundo todo, acho que ficaria contente pelo feito, ou triste pelo impacto, sei lá.

Will disse...

A diferença entre Noel e o Demo eh q o primeiro nao ker q sejamos maldosos e o segundo ker, se eles foram a mesma pessoa, ambos sempre atingirao seus objetivos. Quando eu era criança eu AMAVA Natal e essa epoca do ano, era lindo ver as luzes mesmo q estivessem enroladas nas arvores. Pros olhos d uma criança oq importa sao as luzes e nao o gestalt dela, hj em dia eu ODEIO NATAL, ninguem mandou crescer neh? Quando montei minha primeira arvorezinha d Natal eu chorei e to chorando agora.... ODEIO VC POR ISSO. Ela era tao pekena, pouco mais d um palmo, tao linda e eu coloquei tantas luzinhas nela - meus pais nao tinham muitas condiçoes na epoca d comprar uma grandona. PORRA GIAN, OLHA OQ VC FEZ!!! Adorava o Natal tb pela reuniao da familia, os primos brincando, me arrumava todo, presentes, abraços, as comidas especiais(menos akelas q tem passas, vc como historiador poderia explicar pq diabos(oh ele aí) tem q rolar passas nos doces e salgados?). Nem pensei q fosse chorar d emoçao lembrando da minha arvorezinha, MEU DEUS, q saudades d ser criança!!!

Will disse...

Meu etxto deve ter ficado confuso, conforme fui lembrando fui escrevendo e daí veio o choro hehehehe. Lembrando q eu ainda ODEIO NATAL, odeio falsidades e desejos d FELIZ NATAL d pessoas q nunca deram um "bom dia" o ano inteiro, mas agora querem ser boas. NAO ACEITO!!! Ufaa... soueu d novo!! Diwillabólico

Bá :) disse...

A cor vermelha do Papai Noel não era por causa da Coca Cola?

Ananda disse...

Isso para não falar das lamentáveis neves artificiais... e dos pobres trabalhadores que ficam suando debaixo daquela fantasia ridícula em nada compatível com os trópicos! (estou na Bahia e fiquei indignada quando vi o "papai noel" suando bicas).

Gian disse...

Meu caro Will, sempre me surpreende a forma como vc trafega rapidamente entre a tosquice e a sensibilidade. Há algo de virtuoso nisso.

Bá: é mito, aliás um mito alimentado pela própria Coca-Cola. Uma outra empresa de refrigerante (White Rock) criou a imagem que conhecemos (usando o vermelho)antes da Coca-Cola.

A: queria mesmo é ver um Papai Noel tropical de bermudJinhas e havaianas, isso sim.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Perfeito, disse tudo! Mas acho que a decoração da minha casa está um pouquinho melhor.... http://www.flickr.com/photos/pedroluiz/5247110377/


Demorou umas 7 horas para pendurar...
Saudades da Tamandaré!

Honey and Milk disse...

puxa que puxa hein!?
Achei que papi noelis fosse bonzinho =/ hahahahahah
Mas sei la, eu curto o Natal pq é uma das poucas oportunidades que eu tenho de encontrar minha familia, ou parte dela ( cada um mora num canto do mundo )...
E é extremamente engraçado e gostoso...
E acho que acima de qualquer crença e superstição, ficar perto de quem você gosta é muito bom..
Ainda mais com comida gostosa... hehehehe

Feliz Natal Gian!
Beijooos

barbarafnadaleto disse...

Concordo com Honey & Milk.
Acima de qualquer crença, o Natal, pra mim, é me encontrar, comer, beber e rir com pessoas que realmente ficam felizes em me ver.
Principalmente depois do meu primeiro ano morando fora da casa de meus pais.
O Natal me cansa um pouco, mas é um momento bom :)

Quanto ao post (divaguei um pouco agora...), muito legal o paralelo entre Papai Noel e o Demônio, nunca tinha pensado nisso. Realmente, muitos pontos em comum.. Mas ainda os vejo como figuras antagônicas. Acho que o intuito do Papai Noel é mais convencer as pessoas a fazer o bem com a sedução da recompensa em vez de punir quem se entrega a outros tipos de sedução.

Beijos ;*

barbarafnadaleto disse...

PS: Ri muito com as luzes! Você tem toda a razão.
A Paulista está linda, mas à beira da breguiçe.. os prédios parecem competir por quem enfeita mais e acaba ficando meio over.
Mas, como Will disse, acho que ainda sou uma criança, pois luzes (natalinas ou não) ainda me deixam encantada! Refletidas na água, então, como estão no Ibirapuera, fazem meus olhinhos brilharem junto! hahaha
;*

Jéssica Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica Beatriz disse...

Natal. Se fosse bom não era comemorado só em dois dias. Já ano novo, olha que incrível: DURA O ANO TODO!!! kkk

bjo

Unknown disse...

Meu Deus. Isso sim que é acabar com o sonho de qualquer criança.Se tem uma coisa que não faço é apresentar criancinhas pra vc, Gian.Já pensou?Vc faria estragos.

Mas...Tchô te perguntar:o Diabo não teria feições sedutoras? Não é ele que se apresenta atraente a quem quer atingir?
Um bom velhinho não parece ser sexy.E uma criança que ainda possui uma ideia turva do carnal, não teria como achar o bom velhinho atraente;
Também me parece pouco provável ter Santa como uma figura paterna, já que a imagem infantil para pai, muitas vezes é a de um herói e não a de um idoso.

Adoro te elogiar em todos os posts.Mas confesso que esse post me deixou um pouco incomodada.Talvez porque eu ainda acredite em Papai Noel...