sábado, 12 de fevereiro de 2011

Drops


Nem lá nem cá

Legalmente, minhas férias acabaram. Estou em um “período sem atividades, à disposição do Curso”, mas sei que nada acontece nesses dias. Um ano acabou e outro ainda não começou, para alguns ainda estamos em férias para outros não. Para muitos é época de matrículas em faculdade, mudança de cidade. Na TV, campeonatos estaduais de futebol; no cinema, filmes do ano passado. Quanto a mim, já voltei de uma viagem, mas ainda há outra por fazer. E o calor só aumenta a sensação de limbo.

Memória

“De que afinal somos feitos” – perguntou-se Ferreira Gullar –, “de matéria ou de memória ? Memória não é passado ? Tendo a pensar, fora da lógica aparente, que tudo é presente, todo o vivido, só que, em geral, estamos ocupados demais com o agora para nos darmos conta disso”. Portanto, resta-nos a memória, que nos constitui. E eu acrescento: em épocas de limbo, quando o “agora” fica suspenso, o que nos resta é jogar com a memória.

Borges

Citando Homero, na Odisséia: “Os deuses provocam desventuras entre os homens para que as gerações futuras tenham o que cantar”. Claro que esse cantar invoca a poesia e, como os gregos bem sabiam, a memória. Borges conclui: “Fomos feitos para a arte, fomos feitos para a memória e a poesia; ou fomos feitos, quem sabe, para o esquecimento [pois somos mortais]. Mas algo sobra; e esse algo é a história ou a poesia, que não são essencialmente distintas”.

3 comentários:

Fabiana Amorim disse...

Estremeço porque dizes bem. És um palavreador, como fala Bernardo Soares. Puro deleite.

Unknown disse...

Sempre que entro aqui leio todos os posts que ainda não li. Seus últimos posts foram simplesmente sensacionais, Gian. Não é à toa que seu blog é visto por pessoas do mundo inteiro. Orgulho de dizer que já tive aula com você. Cada um dos seus posts me faz pensar em algo que jamais havia pensado antes. Obrigada pelo clímax mental que sempre proporciona.

Gian disse...

Bia: obrigado,estou envaidecido.

Nane: não se iluda pelo mapinha e pelas "pessoas do mundo inteiro": quase sempre sou eu que viajo e acesso o blog só pra ganhar uma marquinha vermelha no mapa. Beijo !