sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2009



Não resta a menor dúvida, o blog não existiria sem os encontros, debates e conversas, sejam em sala de aula ou pelos corredores, em exposições de arte ou em uma mera padaria, com alunos ou sem alunos. Daí a referência constante aos alegres colóquios, sempre citados e agora assumido como o novo nome do blog. Aqui, uma explicação: o blog nasceu mais ou menos por acaso; quando comecei, eu mesmo duvidava da minha capacidade (técnica) de fazer um blog, manusear um blog, me dedicar ao blog. Escrever textos sempre foi o menor dos problemas nessa história toda.

No meio do seu processo de construção, fui preenchendo os pedidos que apareciam na tela mais ou menos ao acaso. O nome Angelus Novus surgiu naturalmente, trata-se de uma daquelas referências que sempre tenho em mente, é uma citação que reflete minhas preocupações habituais. O texto de Walter Benjamin sobre o anjo da história é o item 9 em “Sobre o conceito de história” (Obras escolhidas, vol.1; S.Paulo, Brasiliense, 1985). Copio todo o item:



“Minhas asas estão prontas para o vôo,
Se pudesse, eu retrocederia
Pois eu seria menos feliz
Se permanecesse imerso no tempo vivo.”
(Gerhard Scholem,
Saudação do anjo)


Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.



Deixo a imagem de Paul Klee no canto da página, para lembrar a origem do blog. Quanto aos “Alegres Colóquios”, a expressão aparece em Platão, na Carta VII, conforme citado na descrição do topo da página, e sem dúvida reflete melhor o espírito do que acontece por aqui. Aliás, o fragmento da Carta ainda tem o charme de fazer uma referência à “esfregação”, quem foi meu aluno sabe do que estou falando.

Aos alegres seguidores do blog, feliz 2009.


8 comentários:

Pedro Barreto disse...

Gian! Está meio quieto por aqui porque o pessoal está se preparando mentalmente para a maldita prova que virá. Quero desejar-lhe um bom ano de muitas dúvidas. Apesar de lhe ser apenas um "Aluno desconhecido" (sim, aquele do poema), quero agradecer a você pelo ano de estudos e de reflexões que nos foi trazido pela sua aula.
Espero que no ano que vem continue com seu fervoroso blog (está no RSS, um tipo "alarme" que seu blog tem, do Opera).

Esfregação...
Tchaummmmmmmmmm Gian, até breve.

Feliz ano novo!

Unknown disse...

Doroga!
Tava pensando alguma coisa bem interessante pra escrever aqui, mas não consegui parar de pensar em um único comentário: Escrever bem com certeza não é problema.. Só a fração que é! (ainda..)
Bom, deixa pra lá! hehe

Deixa pra lá o comentário inteligente também, né? =/

Nahla Ibrahim Barbosa disse...

Feliz ano novo!
Queria muito continuar vendo suas aulas!
um show!
Parabéns Giannnnnnnnnnnnnn!

Unknown disse...

Gigi.
Feliz Ano Novo.
que em 2009 vc continue esse teacher incrivel que vc é!
tudo de melhor pra vc.

beeeijos!

Unknown disse...

Feliz 2009 pra vc tb Gian!

Jean Lucca disse...

Obrigado por me chamar de alegre! (=

Um feliz ano novo, Jango! ;)

Gi Fontes Maradei disse...

Em primeiro lugar quero dizer que fiquei sabendo do seu blog por uma amiga minha (e sua aluna) e estou adorando todos os textos postados...Portanto Obrigada pelo momentos de reflexão proporcionados! Em segundo lugar, como fui sua aluna por pouco tempo mas o suficiente para entender a referencia, grito com toda a animação: ESFREGA Jajão!!!!hehehehe

Giovanna

Anônimo disse...

ah, é daí que vem o "alegres colóquios"! =]! ai obrigada por explicar a referência do "Angelus Novus", que eu sempre achei muitoooo legallll. espero que vc continue mesmo com o blog, sendo ou não (ai!) sua aluna nesse ano eu vou continuar lendo! feliz ano novooooo.