quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cultura de boteco



Em uma terça-feira chuvosa, chego no Veloso dez minutos antes de abrir, e já vejo pessoas se amontoando na calçada, enquanto os garçons se apressam em preparar as mesas e abrir os toldos diante da fachada. Refiro-me ao bar Veloso de São Paulo, que aproveita do fato de estar situado na rua Conceição Veloso, na Vila Mariana, para fazer uma discreta homenagem ao homônimo carioca.

Depois que as portas finalmente se levantam, em pouco tempo o bar está lotado e começa a se formar o tradicional aglomerado em sua porta. Um aglomerado feliz, pois os garçons servem os clientes normalmente, no meio da rua, igualzinho ao tradicional Bar do Léo da rua Aurora. Dentro do Veloso, grupos conversam, bebem, pedem petiscos, se conhecem. Lembro do sambista Monarco, da Velha Guarda da Portela, contando um causo no documentário sobre Paulinho da Viola: “Saímos de lá e paramos em um boteco. Pedimos uma cerveja e fomos ficando por ali, esperando a vida melhorar...”. Lembro também do impagável Chico Bacon de Caco Galhardo, que leva um tubo de super bonder no boteco e aplica no assento da cadeira antes de sentar.

São pessoas que praticam a cultura de boteco, que sempre me intrigou. Não me refiro a sair sábado à noite para encontrar os amigos em um bar e sociabilizar, mas de uma prática muito mais sutil, que chega a ser essencial para alguns, quase um estilo de vida: passar no boteco em um dia de semana, depois do trabalho ou a qualquer hora, ir ao boteco sem compromisso ou mesmo sozinho, sabendo que lá sempre tem alguém pra conversar. Ou, como dizia Vinicius de Moraes, apenas para “falar sem dizer grande coisa”. Cultura de boteco implica em freqüentar os mesmos botecos (que existem faz tempo e não são modas passageiras), conhecer os garçons e ser chamado pelo nome (e não pelo impessoal “doutor”), fazer pedidos sem ver o cardápio, e, finalmente – suprema glória – ter um lugar fixo, seja em mesa ou balcão.

De onde vem essa disposição de passar horas conversando, bebendo, fazendo nada ? Por que algumas sociedades tem cultura de boteco e outras não ? Pub, izakayá, brasserie ou cafe, biergarten ou brauhaus, pivo bar, meyhane... na verdade, é bem capaz que todas as culturas valorizem sua modalidade de boteco. A pergunta passa a ser: porque algumas culturas não tem boteco ?

Lembro imediatamente da cultura norte-americana de classe média, dos suburbs com quadras e quadras de casinhas brancas e gramados verdinhos: esses bairros residenciais não tem botecos. Cercados de highways e sem transporte coletivo viável (lembre-se, trata-se da cultura do automóvel), partindo dos suburbs é praticamente inviável freqüentar um boteco ou pub decente downtown.

(interlúdio pop: em um dos infinitos episódios de Os Simpsons, Homer sobe de vida e muda-se para um suburb elegante. Com o marido no trabalho, as crianças na escola e empregados mexicanos para cuidar da casa, Margie... bebe. O tédio da vida no suburb acaba por transformá-la em uma alcoólatra solitária. No mesmo registro, Cheers foi uma série de sucesso, que se passava em um pub na velha Boston. Após o fim da série, um de seus personagens muda-se para a moderna Seattle e deixa de freqüentar botecos. Em Frasier – uma das minhas séries favoritas de todos os tempos – boteco é visto como algo decadente, pouco sofisticado e ultrapassado. Sem freqüentar pubs, o personagem Frasier lamenta-se da solidão e tem nostalgia dos tempos de Boston, dos tempos de pub)

Volto ao Veloso. Meses atrás, enquanto tomava um chope na calçada esperando uma mesa vagar (e de posse de uma comanda que identificava meu lugar como “poste”), vi uma cena deslumbrante. Desequilibrando-se em meio à multidão, um garçom e uma bandeja com no mínimo uma dúzia de chopes – em copos tulipa, dos antigos – tropeçaram diante de mim. Subitamente, vi na minha direção um jorro amarelo, de chope gelado, despencando como uma verdadeira cachoeira de desenho animado do Pica-pau. Não apenas a imagem foi linda, uma cascata dourada de chope espumante, mas também o som daquele líquido vertendo na minha direção e, infelizmente, sem me atingir (acho que naquele dia quente eu ansiava por um banho gelado). Seguiu-se o splash! no asfalto e o som estranhamente excitante de uma dúzia de copos quebrando.

Mas o mais curioso foi o silêncio consternado que se fez em seguida, em todo bar e na calçada lotada. Foi como se todos fizessem um minuto de silêncio em lembrança ao chope desperdiçado. Em seguida, voltaram aos seus assuntos e continuaram no bar, esperando a vida melhorar.

8 comentários:

Gratuita disse...

Juro que pensei que vc ia dizer que os chopes vieram em sua direçao, que te acertaram e gritaram : ESFREEEGA! hahaha Saudade de suas aulas, Gian!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
S. disse...

Cultura de boteco é tudo nessa vida!

Yas =) disse...

Janjão, mesmo fora do Anglo e quando a vida universitária me permite, eu passo aqui pra ler seus posts e matar a saudade das suas aulas. É incrível como em nós aflora a cultura de boteco quando entramos na faculdade. Se torna um espaço divertido e cheio de histórias pra contar.
Quero ir no Anglo e assistir uma aula tua. E de preferência gritar pela sua tanga de crochê!
Um beijo, Yasmin =)

J.Akemi.N disse...

(Tanga de crochê?)
Cultura de boteco... Sequer consigo imaginar. O contato mais proximo ou foi passando rapidamente frente ao estabelecimento ou foi no famoso Kintaro, mas Izakayas nao contam. xD
Foi um morbido silencio? Talvez se fosse eu, por desconhecer a cultura de boteco, sairia rindo do garçon caido, do qse banho q vc levaria e dos copos quebrados... lamentaria. ahahahha
Bom, eh isso.
Bjos

Gian disse...

Jesuis... não consigo mais nem responder os comentários, nem lembrar desse post. Uns poucos dias depois de escrevê-lo, voltei ao Veloso, comi um bolinho de arroz e quase morri. Náuseas só de lembrar. *gorf! gorf!*

Maldito Veloso, está de castigo. Ficarei um mês (vai, uma semana) sem por os pés lá.

Anônimo disse...

Gian...quando fui ao Veloso sentei em uma mesa bem do lado da porta e estava em uma cadeira encostada na parede.
O bar, como vc sabe, tem diversos quadrinhos pendurados e, de repente, me deparo com um dos sonetos de Vinicius de Moraes pendurado ali ao meu lado (agora não me recordo se era o da Fidelidade ou da Separação...apesar que estou mais propensa a esse último)..mas enfim, a cultura de boteco nos proporciona momentos relaxantes com os amigos e, algumas vezes, nos dá a incrível surpresa de nos depararmos com um soneto maravilhoso do Vinicius num sábado qualquer comendo uma das deliciosas coxinhas do Veloso e tomando uma incível caipirinha de maracujá!
Saudades das suas aulas, Gian!

Maria disse...

Primeiro, um minuto de silêncio para as cervejas derramadas...
Você já leu Au vrai zinc? Neste livro, mostra os bares tradicionais que sobreviveram a todas as revitalizações de Paris. Acho super válido a leitura, Gian.
Bar do Veloso, o point da vila mariana...hahahaha senta que lá tem história..
Lá, é melhor durante a semana do que no final de semana, acredite.
Como disse Vinicius de moraes:a vida só se dá pra quem se deu
Ah, você já tomou a capirinha de lima da Pérsia de lá? M-A-G-N-I-F-I-C-A.