segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sobre o Crepúsculo dos Deuses de Wagner.




Em alemão, Gotterdämmerung, uma das quatro partes do ciclo O Anel dos Nibelungos. O trecho usado em aula (9 de setembro) foi a "Marcha Fúnebre de Siegfried". Uma boa versão pode ser vista e ouvida em http://www.youtube.com/watch?v=20RldhK9354

O Bayreuth Festspielhaus foi construído por Wagner exclusivamente para apresentação das suas óperas, e inaugurado em 1876 para a apresentação completa do Anel dos Nibelungos (em cinco dias). Uma das características da sala é o local destinado à orquestra, um verdadeiro buraco na frente do palco. Para Wagner a idéia era não distrair a platéia da ação que se desenrolava no palco. Na prática, o resultado foi a criação de uma verdadeira "muralha de som", que se erguia dramaticamente do nada e envolvia os cantores, porém mantendo suas vozes em destaque

Nos anos 70, o Meat Loaf trouxe a idéia de "muralha de som" para o rock, com arranjos verdadeiramente wagnerianos, incluindo várias guitarras (elétricas e acústicas) tocando a mesma coisa ao mesmo tempo, ênfase nos vocais e músicas longas (de até dez minutos). Bandas contemporâneas de hard rock costumam empregar esse efeito.

12 comentários:

Amanda Previdelli disse...

Gian, adorei a idéia do blog.
Duas sugestões:
1. contextualiza a aula (além da data) pros alunos que já se foram hehe. (ex.: aula do dia 9, sobre nacionalismo)
2. Nas opções do blog, onde você escolhe sobre comentários, coloca pra ser "em outra janela", "pop up" ou algo assim (não me lembro). Porque aí a gente clica pra comentar e aparece uma janelinha, não temos de sair do seu blog. =]
Beijão,
Amanda Previdelli

Suma disse...

Olá Gian!
O guitarrista do Meat Loaf acabou fazendo, nos anos 80, duas músicas pra trilha sonora de um filme chamado "Streets of Fire", com uma banda chamada Fire Inc.
Essa banda só tem essas duas músicas, mas ilustram a idéia de "muralha de som" melhor que qualquer outra música que eu ja tenha ouvido!
As músicas se chamam "Nowhere Fast" e "Tonight is What it Means to be Young". Vale a pena dar uma ouvida se você encontrar por aí ou tiver como baixar pela internet!

Lica disse...

Gian!! Parabens pela ideia do blog!!!! Aqui vai um pedido: você mencionou durante a aula final de primeira guerra mundial que tinha alguma cartas de soldados... Pode colocar alguma aqui pra nós?

Giuliana Mesquita disse...

Gian, queria saber se a obra O Crepúsculo dos Deuses, de Wagner, tem relação com o filme de mesmo nome. :)

Beijooo

Gian disse...

Sobre as cartas dos soldados: acho que o blog vai ficar meio tétrico, já tem morte demais por aqui.

Sobre o filme: que filme é esse ?

Unknown disse...

Oi Gian! Também queria fazer a mesma pergunta que a Giu (acho que é menina né...). O filme é do Billy Wilder, feito em 1950 e também conheci esse ano porque está na lista de filmes da Cásper. É um filme que trata da decadência de uma estrela de Hollywood que era famosa por seus filmes mudos mas acaba esquecida pela nova onda de modernidade que atinge, inclusive, o cinema. Como ela não aceita ou não enxerga a realidade, quer ser o centro das atenções a qualquer custo. Acho que acaba ilustrando um pouco o lado cruel de Hollywood já que ao mesmo tempo que enaltece uma pessoa, pode levar, também, ao seu fim (ps: essa é a minha interpretação do filme).
Acho que acabei falando demais... o que você acha?

Gian disse...

Ah, mas é claro que eu sei que filme é esse, com Gloria Swanson no papel da impagável Norma Desmond ! O título em inglês é "Sunset Boulevard", não tem naaaaaaaaaaaada a ver com a tradução besta em português, "Crepúsculo dos deuses".

Unknown disse...

é verdade, realmente nada a ver! Mas Gian... qual a relação? A decadência de uma velha era pra entrar em uma nova?

Lu Crepaldi disse...

Gian,
procurei o vídeo que vc mencionou em aula, do arquiduque em sarajevo, e encontrei um vídeo, sem narração ou legenda, que mostra vídeos e fotos sobre a Mão Negra e Gavrilo Princip (inclusive o vídeo do arquiduque), achei que talvez vc se interessasse...
o link:

http://www.youtube.com/watch?v=DGCUIEINzsA

adorei o blog!
beijos

Gian disse...

Muito bom o vídeo, hein ?

Lu Crepaldi disse...

pois é...
só seria melhor se tivesse alguma legenda, às vezes não dá pra saber bem o que está acontecendo...

Unknown disse...

Excelente