segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Wagner, Strauss e Stravinsky


Ainda sobre a aula de 9 de setembro: a idéia de que o sacrifício ritual (a morte que traz a vida) é uma síntese desse sentimento agonístico da belle époque, que oscila entre a valorização da morte (ilustrada no "crepúsculo" de Wagner) e da vida (ilustrada pela "aurora" de Richard Strauss), partiu de uma leitura do livro "A Sagração da Primavera", do historiador Modris Eksteins. O título do livro já antecipa sua abordagem. É dele também a aproximação entre a dança e a guerra, que expliquei como experiências dotadas de forte caráter de "presentidade".

No fin-de-siécle passado, Nietzsche (sempre ele) fez sua própria leitura da tensão morte/vida: a síntese se encontra na doença, metáfora empregada muitas vezes em sua obra como referência não só a decadência, mas a uma possibilidade de cura ou "renascer". (Lembre de outras metáforas nietzscheanas no mesmo teor: a corda estendida sobre o abismo, etc. Aliás, o título desse blog tem algo a ver com esses estranhos estados de suspensão entre uma coisa e outra). Em 1924, o escritor alemão Thomas Mann publicou um catatau de 1200 páginas chamado A Montanha Mágica, romance que incorpora e ilustra a metáfora nietzscheana de doença.

5 comentários:

Denise disse...

Gian querido,

Brilhante idéia,
sua inteligência me entontece....


beijo grande
da ex aluna fanzaça número 1 rssrrs

Denise
Casquet

Unknown disse...

Adorei a relação feita por você entre dança e guerra, acrescentou muitíssimo à aula e ao conhecimento geral, assisti aos links do vídeo de "A Sagração da Primavera" com a coreografia do Nijinsky...o que dizer? simplesmente genial.
Só por curiosidade, outra pessoa entrou no mundo virtual de blogs nos últimos tempos também, José Saramago, caso interesse aqui está o endereço:

http://blog.josesaramago.org/

Obrigada por dividir seu conhecimento com outros meros mortais através desse blog, espero que consiga dar continuidade.

SALVE!

HELENA - (sala 23 Tamandaré matutino, just in case...)

Unknown disse...

Esqueci de dizer...tenho um blog de música com uns amigos, faz um tempo que não posto nada por causa de tempo, mas tem muita coisa lá pa baixar de qualquer jeito...meu pseudônimo no blog é pixiecurtis, como não conheço seu gosto musical recomendo dar uma olhada nas trilhas sonoras, provável que já possuas algumas, recomendo as trilhas do Fellini, Woody Allen, Jim Jarmusch... de cabeça me lembro mais desses. Anyway, enjoy.

http://bigearflux.wordpress.com/category/soundtrack/

Unknown disse...

Algo nada a ver: naquela sequência de vídeos relacionados à Sagração da Primavera, no Youtube, tinha os trechos do "Fantasia" do Mickey que tinha a mesma música.
E, curiosamente, era a Gênese do mundo. Vulcões explodindo e tal (nossa mas que cenas fortes). Achei interessante por relacionar essa idéia de morte/vida.
Enfim...Disney também é cultura, vai.

Gian disse...

Mas Fantasia é muuuuuuito legal !